Expectativas para a safra de trigo 2021

O trigo é a principal cultura de grãos no período do inverno brasileiro, sendo o segundo cereal mais consumido no mundo. A expectativa é de aumento de 930 mil ha para 1,2 mi ha no Rio Grande do Sul, resultando em 10,5% comparativamente à safra anterior. (FecoAgro-RS, 2021).

O aumento na área cultivada está relacionado a diversos fatores, como a expectativa de qualidade na safra nacional, valorização do dólar e com destaque ao aumento da demanda para a produção da ração animal que tem elevado o valor do grão comercial. 

A alta nos preços do trigo também estimularam o produtor a investir , que teve uma valorização de 80% no seu valor comercial em relação à safra passada. No ano passado, os produtores conseguiram uma margem próxima a R$1.600 por hectare, para 2021, os números podem chegar até R$1.900 por hectare.

O país não é autossuficiente em trigo. O Brasil deve importar 6,7 milhões de toneladas. Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), em 20/21 foram comprados 6,3 milhões de toneladas, e a produção na temporada é projetada em 7,05 milhões de toneladas,  assim, a demanda é prevista em 12,2 milhões de toneladas.

Deixe um comentário